Moura Company consegue financiamento para compra de cinco embarcações. Há só um pequeno problema

Foto via: Enapor


O jornal Notícias do Norte noticiou na segunda-feira, 13, a aquisição de um financiamento de “mais de 60 milhões de dólares” pela companhia de transportes Moura Company (MC) – Sociedade de Transportes Marítimos, junto do banco indonésio Indonésia Eximbank, para compra de cinco barcos à empresa indonésia Citra Shipyard. Essas embarcações, do tipo roll on rol off (roro), terão “capacidade para 300 passageiros, 12 tripulantes, 14 camiões trucks, 12 viaturas médias e 1700 toneladas de carga”, segundo cita o jornal. As embarcações deverão ligar as ilhas e a sub-região da África Ocidental (1).

A construção das embarcações deverá estar concluída dentro de um máximo de 15 meses, mas, entretanto, a empresa Moura Company tem a opção de negociar um contrato leasing com a construtora Citra Shipyard para a concessão de três barcos do tipo roro (1).

Citando ainda o jornal, para o presidente da empresa Moura Company, António Lopes da Moura, que em 2015 tinha entrado em falência, a carta de conforto concedido pelo Governo de Ulisses Correia e Silva, em maio de 2017, foi muito determinante para obtenção deste financiamento. Questionado sobre o possível risco que o atual concurso público internacional de concessão de transporte marítimo inter-ilhas possa representar para tal investimento, Moura respondeu que o seu investimento deve merecer um apoio de todos, inclusive do governo, e que já tinha apresentado ao Governo de Ulisses o projeto muito antes do concurso público em curso (1).

Concurso público internacional de Concessão do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Carga entre Ilhas

A 30 de janeiro deste ano, o Governo comunicou o lançamento de um concurso público internacional para concessão de transporte marítimo inter-ilhas, cuja abertura teve lugar a 5 de março (2, 3).

“[…] o Governo de Cabo Verde lança um concurso público internacional através do qual pretende selecionar um parceiro estratégico, com comprovada capacidade financeira, know-how e experiência neste ramo de atividades. À firma selcionada será atribuido um contrato de concessão exclusivo, para para a Gestão e Exploração do Serviço Público de Transporte Marítimo, não sendo permitida a entrada de novos operadores, para o transporte marítimo de passageiros e carga Inter-Ilhas.”, lê-se no documento oficial do Convite para Manifestação de Interesse, publicado no site do Ministério das Finanças, uma das entidades responsáveis pelo concurso (4).

Ainda segundo o Convite, o concurso consiste de duas fases, sendo que na primeira fase os interessados expressam o seu interesse e são avaliados de acordo com os requisitos de Capacidade Técnica (e.g. experiência na gestão e transporte marítimo) e Capacidade Financeira (capacidade económica e financeira). Na segunda fase, os selecionados são “convidados a apresentar as suas propostas técnicas e financeiras”, seguindo-se negociações e, finalmente, assinatura do contrato com a proposta vencedora, cuja validade será de 20 anos (4).

A Moura Company apresentou proposta, mas foi excluída, juntamente com outras empresas, incluindo a cabo-verdiana Cabo Verde Fast Ferry e a holandesa Palm Shipping Lines/Tschudi Ship Management, a qual apresentou queixa junto à Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), levando à paragem temporária do processo (5, 6).

Neste momento, os únicos consórcios a passar à fase seguinte são a CV Line (Grupo Sousa), a Transinsular (Grupo ETE) e o agrupamento WAS Line/ANEC Lines/ Marlow Navigation (6, 7).


Atrasos

O concurso, que inicialmente apresentava uma data expectável de conclusão do concurso de até 4 de julho deste ano (4), viu o seu prazo adiado por duas vezes. No primeiro adiamento, que resultou numa projeção de nova data para o final de agosto, o Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima, Paulo Veiga, justificou que “As datas sofreram alterações porque houve reclamações, previstas na lei, na primeira fase, o que atrasou o processo em cerca de três semanas. Depois, decidiu-se pela avaliação técnica e financeira, a eliminação de algumas empresas, e ficaram outras para se fazer essa avaliação e essa negociação. Portanto, é nesta fase que estamos e contamos ter isto até finais de agosto. É uma previsão para que o concurso esteja fechado”, cita o jornal Santiago Magazine (6).

No segundo adiamento, prevista para novembro, Paulo Veiga lamentou que “Há questões que nós não controlamos (...) infelizmente, até agora temos tido várias reclamações e a ARAP [Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas] tem funcionado dentro do prazo estabelecido na lei. Portanto, o mais tardar, se houver várias reclamações, será final de novembro. Contamos que possamos ter isto em setembro mais depois tem esta vertente [as reclamações], eu não consigo precisar”, cita o Expresso das Ilhas (8).


:: Fredilson Melo


Referências

1. Moura Company assina acordo de financiamento para cinco barcos Roro (http://noticiasdonorte.publ.cv/77783/moura-company-assina-acordo-de-financiamento-para-cinco-barcos-roro/)

2. Governo lança concurso público internacional para selecionar parceiros estratégicos de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas (https://governo.cv/index.php/destaques/8903-governo-lanca-concurso-publico-internacional-para-selecionar-parceiros-estrategicos-de-transporte-maritimo-de-passageiros-e-carga-entre-ilhas)

3. CONCESSÃO PARA GESTÃO E EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO PUBLICO DE TRANSPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIROS E CARGAS INTER-ILHAS (https://www.compraspublicas.cv/View_concursos/ab7832b7-a34d-4cdd-abec-287dc8d117ef)

4. Concessão do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Carga entre ilhas (https://www.mf.gov.cv/index.php/ultimas-noticias/623-concessao-do-servico-publico-de-transporte-maritimo-de-passageiros-e-carga-entre-ilhas)

5. Transportes marítimos de Cabo Verde despertam interesse chinês (https://macauhub.com.mo/pt/feature/pt-transportes-maritimos-de-cabo-verde-despertam-interesse-chines/)

6. Concurso de concessão do transporte marítimo novamente adiado. CV Fast Ferry de fora (https://www.santiagomagazine.cv/index.php/economia/1626-concurso-de-concessao-do-transporte-maritimo-novamente-adiado-cv-fast-ferry-de-fora)

7. Concessão do transporte marítimo em Cabo Verde adiada (https://www.transportesenegocios.pt/concessao-do-transporte-maritimo-em-cabo-verde-adiada/)

8. Governo quer assinar concessão do transporte marítimo "o mais tardar" em Novembro (https://expressodasilhas.cv/politica/2018/08/08/governo-quer-assinar-concessao-do-transporte-maritimo-o-mais-tardar-em-novembro/59494)


Moura Company consegue financiamento para compra de cinco embarcações. Há só um pequeno problema Moura Company consegue financiamento para compra de cinco embarcações. Há só um pequeno problema Reviewed by Unknown on 17:02 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.