VEJA: Pessoas dormem ao relento na Praia para poderem comprar bilhete de barco para Boa Vista

Foto via: Santiago Magazine


Pessoas vêem-se obrigadas a dormir nas calçadas da rua Serpa Pinto no Plateau, em frente à Agência Nacional de Viagem (ANAV) para conseguirem um bilhete para Boa Vista, no Djon Dade, o único barco atualmente disponível, reportam o Santiago Magazine (1) e a TCV (2), sobre o que se viu na noite de segunda para terça-feira. São pessoas de todas as idades, indo de bebés de colo a adultos.

Ainda segundo as plataformas noticiosas mencionadas acima, os utentes são obrigados a passar a noite à frente da ANAV uma vez que não conseguem bilhete se forem comprar na hora normal de expediente. Segundo um dos passageiros, normalmente são vendidos um máximo de 80 passagens, e cada pessoa pode comprar mais do que uma passagem. Dados oficiais apontam que a capacidade deste navio é de 140 passageiros (3).

Segundo Santiago Magazine, o preço de uma passagem de avião para Boa Vista na segunda-feira era de "7 mil e seiscentos escudos, mais do dobro do custo da passagem de barco", um valor proibitivo para quem ganha menos de 30 mil escudos, e que aliado à limitação de peso de bagagem no transporte aéreo torna a via marítima a única opção viável, numa viagem que tem como principais passageiros comerciantes.

A situação antecede o dia da notícia e deverá continuar nos dias que se seguem.
Veja o vídeo em baixo.

Vídeo via: YouTube

Situação do transporte marítimo nacional

Segundo um relatório de consultoria externa de 2017 para regulamentação da Tarifa do Seguro Obrigatório no transporte marítimo nacional, existem cerca de 16 navios dedicados à cabotagem (navegação entre os portos nacionais) (3).

No entanto, em março deste ano o Governo abriu um concurso público internacional para concessão de transporte marítimo inter-ilhas. O concurso visa a concessão exclusiva, para a Gestão e Exploração do Serviço Público de Transporte Marítimo, com uma duração de 20 anos (4).

O concurso estava previsto terminar em julho deste ano, no entanto sucessivos atrasos obrigaram ao seu adiamento para Novembro.


:: Fredilson Melo


Referências

1. Plateau. Passageiros dormem ao relento para conseguir bilhete de barco para Boavista (https://santiagomagazine.cv/index.php/sociedade/1860-passageiros-dormem-ao-relento-para-conseguir-bilhete-de-barco-para-a-boavista)

2. Utentes dormem ao relento para tentar um bilhete de barco para ilha da Boa Vista (http://www.tcv.cv/index.php?paginas=13&id_cod=71238)

3. Relatório para a Regulamentação da Tarifa do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Marítima em Cabo Verde (http://www.bcv.cv/SiteCollectionDocuments/Consulta%20FGA%202017/Relat%C3%B3rio%20Tarifa%20SORCM_VF.PDF)

4. Moura Company consegue financiamento para compra de cinco embarcações. Há só um pequeno problema (http://fredilsonmelo.blogspot.com/2018/08/moura-company-consegue-financiamento.html)
VEJA: Pessoas dormem ao relento na Praia para poderem comprar bilhete de barco para Boa Vista VEJA: Pessoas dormem ao relento na Praia para poderem comprar bilhete de barco para Boa Vista Reviewed by Unknown on 02:08 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.